A importância de jamais dormir irado

Reações ou a falta delas deixam muito de nós irados, transtornados, eu diria que até revoltados. Há um texto na Bíblia que diz mais ou menos assim: “não deixe o sol se pôr sobre a sua ira”. É como se eu dissesse assim: vamos resolver tudo antes que o dia termine, para que não seja preciso dormir ao lado de um inimigo.

A ira que eu estou falando é um ressentimento que se inicia silencioso, mas que se transforma em uma explosão de raiva. O que significa a palavra ira? Indignação, exasperação, provocar alguém, incitar a raiva ou a ira, estar zangado, estar enfurecido. Na realidade, muitos dizem que a ira vem de alguém enfezado.

O que é alguém enfezado? É alguém cheio de fezes, de M no corpo e na mente, literalmente, e me perdoe os termos chulos.

Uma pessoa irada tende a ficar enfezada, cheia de M. Então, muito cuidado para você não ficar irado.

Mas como eu resolvo isso?

Como é que eu não fico irado se, de repente, sinto que a pessoa me maltratou, ou que eu estou certo e que não quero levar desaforo para casa.

Não canso de repetir: para evitar esse extremo desconforto psicológico, é preciso aprender a congelar esse conteúdo dentro da gente, deixá-lo parado no tempo, pensar melhor sobre isso, respeitar os 6 segundos fatais antes de se precipitar e acabar agindo com o emocional e não com a razão.

A melhor maneira de lidar com a ira é aprendendo um dos maiores gestos que o ser humano pode ter aqui na Terra: o perdão. Um pedido de perdão tende a esfacelar a ira de qualquer um, coloca a pessoa lá no chão, pois o ato humilde que pressupõe reconhecimento de algum equívoco é a chave certa para desarmar o coração do outro ser humano que está ao seu lado, nesta interlocução.

Você já parou para pensar sobre o peso que existe no ato de não perdoar? Quando isto acontece, você acaba colocando aquela pessoa em cima do seu ombro, e terá que caminhar com todo este peso nas costas.

Uma das piores coisas na vida é dormir irado, você não tem ideia de como isso faz mal para a sua saúde, especialmente da sua saúde mental.

Vou contar um pouco de minha história.

Sou casado há 27 anos e uma das coisas que decidimos para nossa vida a dois é a seguinte: nunca, jamais, iremos dormir magoado um com o outro. Muitas optam pelo sofá: se há o desentendimento com a sua parceiro ou parceiro, eu lhe pergunto: por que fugir do problema, optar pelo sofá ou mesmo pela navegação inútil em redes sociais do seu smartphone em vez de olhar nos olhos da pessoa amada e resolver a situação, pedir desculpa, esperar o perdão e, sim, dar um beijo de boa-noite.

A depender do problema a ser resolvido, obviamente ainda restarão sequelas para os dias entrantes. No entanto, você vai ver, os dois acordarão um pouco menos “enfezados” e as coisas caminharão pelo caminho do bem, da reconciliação, que é a regra número de qualquer família.

Quando alguém guarda um sentimento consigo, é como se ela trouxesse um problema de estimação, porque se você tem um cachorro de estimação você quer do seu lado, pertinho. Se você tem qualquer coisa que você tem mais estima, você quer perto de você e quando traz a ira para perto de você, acaba trazendo um probleminha de estimação.

Se nós não cuidarmos da ira, ficamos com algo muito forte dentro de nós e que não faz bem de maneira alguma.

E voltando ao texto bíblico: “não deixe o sol se pôr sobre a sua ira”. É importante você pensar que todas as vezes que o sol se pôr sobre a sua ira, você a estará acolhendo.

As perguntas que eu deixo é:

  • “Vale a pena ficar irado?”
  • “A ira te leva a algum lugar?”
  • “A ira melhora o seu estado de espírito?”
  • “A ira melhora a relação que você tem com a pessoa?”
  • “A ira faz você uma pessoa melhor?” “A ira faz a outra pessoa melhor?”
  • “A ira te traz um sentimento bom ou sentimento ruim?”

Ótimos questionamentos para refletirmos sobre nossos posicionamentos.

Será que não está na hora de nos amarmos mais, perdoarmos mais e vivermos menos irados com as coisas?

Eu perdi pessoas ao longo da pandemia, e muitas delas vão fazer uma falta enorme. As pessoas passam por nossas vidas e não sabemos quanto tempo elas vão permanecer. Então, não adianta ficar irado: o trabalho que eu tenho de ficar emburrado é o mesmo que eu tenho de desemburrar.

Todas as vezes que você tiver um problema com alguém que te traz a ira, ou um pressentimento ruim em relação àquela pessoa, mande um whats para ela, fale com ela, marque uma conversa, grave um áudio, mas jamais durma irado.

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *