Autoconhecimento passa por 4 tipos de temperamentos: saiba quais são

Mora na filosofia o aforismo do grego antigo “conhece a ti mesmo”, algo que pode nos ajudar até nos dias de hoje.

Talvez você não se conheça de verdade, talvez você não sabe quem você é exatamente. Mas há quatro características que vão dar uma grande luz para saber quem você é e como você age. Somos um modelo quadriforme, temos quatro comportamentos que oscilam, por isso somos chamados de quadriformes.

São estilos comportamentais ou temperamentos, só que obviamente que alguns predominam, alguns são mais latentes em você e outros nem tanto. Esse modelo quadriforme foi chamado por Carl Maston como DISC: dominância, influência, estabilidade e cautela, por isso o quadriforme.

Reagimos de maneira diferente, de acordo com esses temperamentos, e cada um age de um jeito de acordo com as quatro formas comportamentais.

Então, eu sou diferente de você: imagina se todo mundo fosse igual, todo mundo agisse de um único jeito? Precisamos de pessoas que se comunicam melhor do que a gente, pessoas mais calmas do que a gente, pessoas mais detalhistas do que a gente, por isso existem formas diferentes de viver.

Algumas pessoas são extremamente ágeis, são aquelas pessoas rápidas: você falou algo e ela já vai fazendo. Existem outras pessoas que são comunicadoras: não são tão ágeis, mas se comunicam muito bem, são pessoas no modelo quadriforme, tem modelo da comunicação aberta, clara transparente, falam bastante, se conectam bastante com outras pessoas.

Existem pessoas tranquilas, que não são ágeis aos olhos de alguns, não são tão comunicadoras, são mais na dela, são daquelas que ficam sentadas pensando mais tempo, são aquelas que não tomam decisões de última hora, não gostam de ser tratadas de maneira ríspida para um resultado, elas se sentem ofendidas nisso.

LEIA MAIS:

E existem aquelas que são mais introspectivas, aquelas que não são comunicadoras, não são ágeis como alguns pensam, não são tranquilas, mas também são introspectivas, ficam ali e dão o bote na hora certa.

No fundo, todos somos esses modelos, mas alguns predominam. Tem gente que é calmo e introspectivo, são outros dois modelos do quadriforme. E como eu identifico isso? Existe perfil comportamental mapeado. Você pode ser alguém de comando e prazo. Essa é a característica do dominante. Você comanda e você faz tudo com prazo, vai ficar perdido em alguns momentos se não tiver isso. E se trabalha com comando e prazo, é o tipo de pessoa que vai ter mais facilidade para liderar e sempre cobrar prazo, dela e dos outros.

Outros são de comunicação e diálogo. É aquele cidadão que ama uma boa conversa, que é um bom palestrante, que é um bom comunicador, ama estar perto das pessoas. Esse é o segundo modelo que eu estou trazendo do quadriforme, chamado de influente.

Outros são mais da conciliação e do consentimento. Essas pessoas são os estáveis, são aqueles que nunca vão brigar, dificilmente vão entrar numa guerra, eles vão estar sempre mais calmos do que os dominantes, eles serão equilíbrio para os dominantes, são aqueles que sempre vão pensar no bem comum.

E tem aquele que busca o controle e a especificação. São os perfis analíticos, aqueles que, por trás de qualquer conteúdo, tem um número, tem um detalhe, tem uma perfeição. Esses analíticos são ideais de serem ouvidos por nós quando vamos fazer uma compra, um investimento, pois eles sabem mais do que a gente. Pessoas analíticas decidem com base em números, são mais frios.

E aí? Identificou-se com alguns destes perfis? Se a sua resposta for sim, ótimo. A partir disso, você pode começar a trabalhar um aprimoramento com base em sua característica principal de agir. Terá, com isso, na prática, um verdadeiro processo filosófico e ativo de autoconhecimento.

 

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *