66 dias para abandonar 5 hábitos negativos da sua vida

Sabe quantos dias de fato você precisa para adquirir um hábito? 66 dias, esse é o tempo adequado para você deixar algo ruim, trocando por um novo hábito positivo em sua vida.

Sei que isso vai dá uma apertadinha aí em você, deixá-lo na zona de desconforto, um tanto incomodado. Mas saiba que isso pode ser muito bom! Estamos acostumados a manter o “status quo”, que é permanecer no estágio onde está, ficar parado!

O cérebro não quer mudanças, prefere o descanso, rotineiro, mas nem sempre a rotina, o lugar-comum, é o melhor caminho para quem anseia por mudanças, por evoluções.

Por essas e outras, fique atento nestes 5 hábitos que você deve abandonar, para, então, começar a voar, prosperar e ser mais feliz!

  1. Dizer sim para tudo, quando você deveria dizer não. Abandone o hábito de dizer sim para tudo quando você tem que dizer não. E o “não” mostra para as pessoas que você tem uma autoridade e não uma popularidade de dizer sim para tudo. E como eu faço para dizer não? Dê uma alternativa para pessoa, diga: “Olha, gostaria de te ajudar, mas não posso, queria muito, mas nesse momento não dá.”
  2. Deixar seu passado falar sobre o seu futuro. É um hábito horrível pegar aquilo que é do passado e trazer para o presente achando que isso vai determinar o seu futuro. O sucesso que você teve no passado é apenas referência para continuar evoluindo, mas não garante o sucesso do presente, muito menos do futuro. Se o seu passado te condena, mais importante ainda conseguir ressignificar seu presente apenas com o agora e com o que poderá ocorrer de bom daqui para frente.
  3. Pare de se comparar. Muitas vezes, nós nos comparamos com pessoas que tiveram outro tipo de ensino, outra faculdade, outros pais, moraram em outras cidades e tiveram mais oportunidades. Isso só pode ser masoquismo, gostar de sofrer, pois não há comparação entre histórias distintas de vida. Você pode até ter uma referência, jamais se comparar com aquilo. Compare-se apenas com você, com as suas versões que devem ser aprimoradas a cada dia. Compare, e comemore a evolução, dê risada daquilo que já foi, que superou, e bola pra frente.
  4. Não fique perto de pessoas negativas. Se você quer prosperar de fato, deve fugir de pessoas negativas, nem fique perto. Se for um grande amigo, limite bem o seu tempo na companhia dele, ou inicie uma alternativa para fazer com que ele entenda o quanto aquilo prejudica a todos, principalmente para ele.
  5. Se conformar com tudo. Se Deus nos criou para prosperar, para ter uma vida abundante aqui, porque eu preciso ficar estagnado? O hábito do estagnado é o hábito do procrastinador, é o hábito de quem não quer melhorar, de quem acha que já tá bom chegar até aqui. Você pode melhorar o tempo todo. Portanto, abandone já o hábito de se conformar com tudo.

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Como ter uma vida financeira saudável

Vida financeira, estratégia financeira, que planejamento financeiro traçar, isso mexe demais com o emocional das pessoas e nem todo mundo gosta de tratar disso.

Tem muita gente que diz assim: “dinheiro não traz felicidade”.

Eu até concordo, em partes, mas não tê-lo também dá uma tristeza medonha. Imagine você sem dinheiro, sem poder comer bem, vestir-se bem, morar bem. Até para viver com o básico a gente precisa ter recursos.

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Por isso, vou apresentar 5 passos transformadores para você evoluir e crescer financeiramente.

  1. Decida mudar de vida. Essa é uma decisão que você precisa ter, onde é que você está e onde você quer chegar financeiramente. Esse é o primeiro passo, porque se você não criar uma certa revolta de como você está vivendo hoje financeiramente, você nunca vai mudar. Nenhum ser humano muda quando está concordando com aquilo que está acontecendo na vida dele.
  2. Reconhecer o seu estado financeiro. Primeiro saber quanto você ganha, isso é importante porque há pessoas que não só considera o salário, mas considera também o limite bancário como uma receita acessória. Porém, ela se esquece do alto valor embutido em juros bancários, por exemplo. Pense sempre em seu dinheiro próprio e realmente palpável. Além disso, saiba exatamente quanto você está gastando, para isso se faz bastante recomendável o uso de planilhas.
  3. Controle rígido do que você gasta. Quando eu vou comprar alguma coisa, a primeira pergunta que eu faço para mim mesmo é: “eu quero?” Geralmente eu quero. Segundo: “eu posso?” As vezes até posso. Terceiro: “eu preciso?” E pode ser que eu detecte que eu não precise, mas estou desejando aquilo.
  4. Aprenda investir para que o dinheiro trabalhe para você. Hoje, tenho diversificações, investimentos de curto prazo, de médio prazo, de longo prazo, investimentos mais ousados, onde o risco é maior, mas o ganho também é maior. Pense nisso: ajuda profissional pode ser um ótimo investimento para você aprender de vez a fazer o seu dinheiro para você. Além disso, com um simples celular em mãos, boas pesquisas e estudos ajudam muito.
  5. Persevere para o longo prazo. Não existem meios de alcançar algo desistindo no primeiro fracasso. Você não vai chegar em lugar algum se você desistir logo de cara. Não tem como evoluir se desisti. É natural que, quando você começar a trabalhar seu financeiro, vai ter vontade de desistir, vai ter vontade de parar, vai ter vontade de abandonar tudo, porque existe dor e abstenções neste processo. Todavia, não desista. Você vai ver o quanto valerá a pena.

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Conheça os 6 princípios para se alcançar um bom relacionamento familiar

As empresas, as cidades, as igrejas e as sociedades são constituídas por famílias, por pessoas que se unem com propósito bem parecido e se ajudam na caminhada.

Vou falar de 6 princípios que podem, de fato, fazer a sua família ser referência de excelência. Leia e reflita se você, de repente, não está pisando na bola com algum desses princípios.


1-Fé.

Porque eu digo fé? Muitas vezes, em nossa caminhada, temos medo de executar alguma coisa. Às vezes passamos por doenças, vivemos um ano pandêmico, vivemos medos, angústias, perdemos pessoas. A fé nós da condição de enfrentar algumas batalhas mais preparados emocionalmente. Eu preciso ter fé que Deus zela por mim, pela minha família, pela minha saúde.

2-Princípio do amor.

O amor não tem a ver com troca, não tem a ver com negócios. Amar alguém da família é reconhecer os pontos mais fortes dessa pessoa e ajudar a minimizar os pontos mais fracos. Sou casado há mais de 25 anos. Nós dois temos defeitos e qualidades, mas nos amamos como somos. Ame, pois a Bíblia diz que o perfeito amor lança fora todo o medo.

3-Perdão.

Isso não tem a ver com sentir a vontade de perdoar alguém, você não vai sentir vontade de perdoar, você simplesmente precisa perdoar. O perdão não é um sentimento, e sim uma decisão. Perdão é libertador para todas as partes.

4-Respeito.

Ninguém gosta de ser maltratado. Respeite, respeite as diferenças, respeite momentos, respeite as dores que as pessoas estão passando. Mostre o seu amor pela pessoa e mostra também a fé de que haverá sempre uma evolução no relacionamento entre vocês. Uma família que tem progressão é uma família que cresce absolutamente no respeito.

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5-Compaixão.

Um misto de amor, respeito e perdão leva à compaixão, é sentir o coração doendo nos momentos difíceis daquela pessoa. É preciso ter compaixão por essa pessoa para sentar, ouvir e respeitar a dor dela. Compaixão é me colocar empaticamente na posição do outro, tentar visualizar a siatuação sob outro prisma, e assim ajudar na superação de qualquer problema.

6-Tempo de qualidade.

Reserve sempre um tempo só para os seus familiares, programe um jantar, um entretenimento com pipoca, sofá e série, e sempre com o celular desligado. De repente, 1 hora que você conseguiu ter com qualidade entre família poderá salvar até um mês, em meio às exigências profissionais. O tempo de qualidade substitui quantidade, aposte sempre em qualidade, aposte sempre no “olho no olho”.

Por fim, eu faço a pergunta: quer ter uma família que ande bem, que tenha sucesso na vida?

Pois então essa família tem que ter fé, amor, perdão, respeito, compaixão e tempo de qualidade. Simples e direto. Ótimo 2022 para todos!

Libere seu potencial

Acredito que o ser humano tem potencial, e muitas vezes não o coloca em prática porque não sabe exatamente como fazer.

Se você já se liberou dos seus medos, saiba que existem estratégias para liberar de vez o seu potencial.


Uma das dicas é ler livros de pessoas consideradas experts em determinadas áreas de capacitação. Você já parou para pensar que alguém, ao longo de uma vida, estuda um tema, fica expert no tema e, por ficar expert no tema, acaba escrevendo um livro? Leia esse livro!


Eu falo muito de inteligência emocional financeira, e é muito comum que eu pergunte nas minhas palestras ou em meus treinamentos quantos livros de inteligência financeira a pessoa já leu no último ano. Numa plateia com 100 pessoas, 3 levantam a mão dizendo que leram os livros. Então, a primeira dica é: descubra quem são expert no tema que você quer se referência e comece a ler tudo que eles escreveram.


A segunda dica é buscar mentores capacitados. E onde encontrar mentores capacitados? Você pode encontrar na internet, por exemplo. Há muito vídeo bom, muito material bom na área que você gostaria de atuar, e isso acaba com as desculpas daqueles que dizem não ter dinheiro para investir em um curso.

Hoje tem muita coisa de graça, e o que você precisa saber é selecionar, então você pode ter mentores na internet, nas palestras, nos cafés, de repente você vai tomar um café com alguém que é inteligente em algum tema e, naquele tema, essa pessoa ajuda você, dá boas dicas e auxilia, então, em sua capacitação.


A terceira dica é fazer cursos de excelência. As vezes nós investimos tanto dinheiro em roupa, em comida, em viagem, e eu não sou contra isso, acho bem legal as pessoas quererem se vestir bem, comer bem, viajar para adquirir novas culturas. Só que essas pessoas não reservam recursos para bons treinamentos.

Como que você vai ser expert naquilo que você quer dominar se você não faz curso sobre temas?

Busque cursos imediatamente, pegue referência de quem está dando esse curso de alunos que já participaram, liguem para aluno, peça a prova social dessas pessoas para que você contrate o curso certo.


A quarta dica é trabalhar muito o seu autoconhecimento. Se autoconhecimento é o primeiro passo da inteligência emocional, então é preciso ter autorresponsabilidade, autocontrole e empatia. É preciso se conhecer muito bem, e nesse autoconhecimento um passo fundamental é a inteligência emocional.


A quinta dica é treinar suas habilidades repetidamente, assim como, por exemplo, jogadores de futebol em alto nível. Ou você acha que o Cristiano Ronaldo, Messi, esses caras todos, nasceram tecnicamente perfeitos da noite para o dia? Óbvio que treinaram e continuam treinando repetidamente.

Para ser bom em alguma coisa, é preciso treinar bastante, e sonhar todos os dias com as suas conquistas. Tudo é possível seguindo esses caminhos.

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Cinco dicas para gerenciar melhor o tempo

A má gestão do tempo é um grande inimigo da inteligência emocional. Quem não administra bem as horas disponíveis para qualquer tipo de projeto que lhe vem à mente, tende a tomar decisões equivocadas, muitas vezes acelerando um processo ou então atrasando-o.

Para não cair nessa cilada, apresento aqui cinco dicas valiosas para melhor gerir o seu tempo.

A primeira recomendação é definir claramente a sua prioridade. Sim, no singular, nada de prioridades e sim prioridade.

Devemos ter 1 prioridade, que pode ser conquistada naquele dia mesmo ou então em um ano, cinco anos, dez anos, que seja, mas é preciso entender essa primeira e principal prioridade. O que pode ser algo simples, como ir atrás de um check-up completo de saúde, prioridade esta que, com um bom gerenciamento do tempo, poderá ser concluída em uma semana, por exemplo, envolvendo consultas, exames, resultados e até um retorno ao doutor.

Ainda sobre ter uma prioridade, será que não é a hora de visitar aquele cliente que há tempo não lhe vê, ou então interromper sua agenda atribulada para uma reunião de alinhamento com toda a equipe?

Entenda: a prioridade deve vir acima de todas as coisas, portanto não existe justificativa para não cumpri-la.

Prioridade é prioridade e ponto final.

A segunda dica é evitar a procrastinação, principalmente de tarefas que poderão se tornar urgentes depois. Nunca deixe aquilo se tornar um problema. Uma tarefa que hoje seria apenas uma tarefa pode se tornar, amanhã, um problemão, e isso por culpa da procrastinação.

Tenho notado que procrastinar é um dos grandes desafios atuais da sociedade, por isso eu costumo orientar as pessoas no seguinte sentido: nunca pense no “fardo” que executar aquela tarefa representará, pense apenas no resultado daquilo e na enorme satisfação que há em poder fazer um exercício mental de mais um dia de trabalho vencido e se orgulhar do seu desempenho, não deixando nada que fosse possível de ter sido feito para trás. Isso é excelência em gestão de tempo!

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Aprender a delegar aquilo que não diz respeito a você é a nossa terceira dica para gerir melhor seu tempo. Já vi gente dizendo que não consegue delegar porque só ela mesma seria capaz de conseguir realizar tal tarefa. Besteira! Mais do que isso: insegurança por parte de quem não consegue delegar e incapacidade, também, de treinar a equipe ou pelo menos algum encarregado para executar minimamente bem determinada tarefa. Lembre-se: ninguém é insubstituível.

Para esse entrave na sua gestão de tempo, recomendo urgentemente que você aprenda a delegar atividades as quais não dizem respeito às suas melhores entregas. Faça uma análise de quanto tempo você está debruçado em uma tarefa que, para você, não é das mais simples e que lhe toma um tempo precioso do seu dia.

Entenderá que, em um cálculo simples, será mais lucrativo treinar alguém para exercer aquela atividade ou então terceirizá-la.

Parece frase de efeito, mas não é: quem trabalha muito, não tem tempo para ganhar dinheiro. Sabe por quê? Porque, para ganhar dinheiro, mais do que trabalhar você precisa pensar, projetar e ter boas ideias, o que certamente lhe consumirá tempo, só que um tempo em que valerá a pena dedicar!

A quarta dica é muito importante e quase todo mundo se esquece de fazer: separe um tempo para emergências. Se eu já consigo entender a minha prioridade, consigo evitar procrastinar e entendo os benefícios da arte de se delegar, então certamente eu terei um tempo extra em meu dia a dia para não ser surpreendido com as emergências, pelo contrário.

Se algo de extraordinário acontecer, terei condições de resolver aquela pendência, isso graças à gestão do meu tempo. Para quem não consegue gerir seu tempo, o caos impera no cotidiano e dezenas de situações vão se transformar diariamente em emergências, o que gera estresse, descontrole e ineficiência. Zero inteligência emocional!

A quinta e última dica é bem simples: programe pausas para revigorar corpo e mente. Precisamos aproveitar o tempo, inclusive para programar pausas – ainda que sejam de 5 minutos – para revigorar, abrir a mente, para repensar. Assim, a gestão do tempo também proporcionará a você uma maior qualidade de vida, ainda que em meio a diversos desafios no campo profissional e até na vida pessoal.

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A importância de jamais dormir irado

Reações ou a falta delas deixam muito de nós irados, transtornados, eu diria que até revoltados. Há um texto na Bíblia que diz mais ou menos assim: “não deixe o sol se pôr sobre a sua ira”. É como se eu dissesse assim: vamos resolver tudo antes que o dia termine, para que não seja preciso dormir ao lado de um inimigo.

A ira que eu estou falando é um ressentimento que se inicia silencioso, mas que se transforma em uma explosão de raiva. O que significa a palavra ira? Indignação, exasperação, provocar alguém, incitar a raiva ou a ira, estar zangado, estar enfurecido. Na realidade, muitos dizem que a ira vem de alguém enfezado.

O que é alguém enfezado? É alguém cheio de fezes, de M no corpo e na mente, literalmente, e me perdoe os termos chulos.

Uma pessoa irada tende a ficar enfezada, cheia de M. Então, muito cuidado para você não ficar irado.

Mas como eu resolvo isso?

Como é que eu não fico irado se, de repente, sinto que a pessoa me maltratou, ou que eu estou certo e que não quero levar desaforo para casa.

Não canso de repetir: para evitar esse extremo desconforto psicológico, é preciso aprender a congelar esse conteúdo dentro da gente, deixá-lo parado no tempo, pensar melhor sobre isso, respeitar os 6 segundos fatais antes de se precipitar e acabar agindo com o emocional e não com a razão.

A melhor maneira de lidar com a ira é aprendendo um dos maiores gestos que o ser humano pode ter aqui na Terra: o perdão. Um pedido de perdão tende a esfacelar a ira de qualquer um, coloca a pessoa lá no chão, pois o ato humilde que pressupõe reconhecimento de algum equívoco é a chave certa para desarmar o coração do outro ser humano que está ao seu lado, nesta interlocução.

Você já parou para pensar sobre o peso que existe no ato de não perdoar? Quando isto acontece, você acaba colocando aquela pessoa em cima do seu ombro, e terá que caminhar com todo este peso nas costas.

Uma das piores coisas na vida é dormir irado, você não tem ideia de como isso faz mal para a sua saúde, especialmente da sua saúde mental.

Vou contar um pouco de minha história.

Sou casado há 27 anos e uma das coisas que decidimos para nossa vida a dois é a seguinte: nunca, jamais, iremos dormir magoado um com o outro. Muitas optam pelo sofá: se há o desentendimento com a sua parceiro ou parceiro, eu lhe pergunto: por que fugir do problema, optar pelo sofá ou mesmo pela navegação inútil em redes sociais do seu smartphone em vez de olhar nos olhos da pessoa amada e resolver a situação, pedir desculpa, esperar o perdão e, sim, dar um beijo de boa-noite.

A depender do problema a ser resolvido, obviamente ainda restarão sequelas para os dias entrantes. No entanto, você vai ver, os dois acordarão um pouco menos “enfezados” e as coisas caminharão pelo caminho do bem, da reconciliação, que é a regra número de qualquer família.

Quando alguém guarda um sentimento consigo, é como se ela trouxesse um problema de estimação, porque se você tem um cachorro de estimação você quer do seu lado, pertinho. Se você tem qualquer coisa que você tem mais estima, você quer perto de você e quando traz a ira para perto de você, acaba trazendo um probleminha de estimação.

Se nós não cuidarmos da ira, ficamos com algo muito forte dentro de nós e que não faz bem de maneira alguma.

E voltando ao texto bíblico: “não deixe o sol se pôr sobre a sua ira”. É importante você pensar que todas as vezes que o sol se pôr sobre a sua ira, você a estará acolhendo.

As perguntas que eu deixo é:

  • “Vale a pena ficar irado?”
  • “A ira te leva a algum lugar?”
  • “A ira melhora o seu estado de espírito?”
  • “A ira melhora a relação que você tem com a pessoa?”
  • “A ira faz você uma pessoa melhor?” “A ira faz a outra pessoa melhor?”
  • “A ira te traz um sentimento bom ou sentimento ruim?”

Ótimos questionamentos para refletirmos sobre nossos posicionamentos.

Será que não está na hora de nos amarmos mais, perdoarmos mais e vivermos menos irados com as coisas?

Eu perdi pessoas ao longo da pandemia, e muitas delas vão fazer uma falta enorme. As pessoas passam por nossas vidas e não sabemos quanto tempo elas vão permanecer. Então, não adianta ficar irado: o trabalho que eu tenho de ficar emburrado é o mesmo que eu tenho de desemburrar.

Todas as vezes que você tiver um problema com alguém que te traz a ira, ou um pressentimento ruim em relação àquela pessoa, mande um whats para ela, fale com ela, marque uma conversa, grave um áudio, mas jamais durma irado.

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Saiba como ser emocionalmente inteligente

É possível treinar a nossa inteligência emocional, mas, para isso, precisamos, dentre outros fatores, vencer os seis segundos que separam a nossa tomada de decisão, após a informação passar pelas “gêmeas amígdalas”, parte do cérebro responsável por nosso emocional e quem primeiro recebe as informações do ambiente, sendo responsável por nossa intuição e reação.

Para exemplificar as atitudes pautadas pelas amígdalas cerebrais, podemos dizer que elas basicamente enviam apenas dois comandos ao cérebro: atacar ou fugir. Se um cão avança no seu filho, o comando instantâneo e emocional será atacar o cachorro, visando salvar o filho das mordidas. Se uma onça aparecer ao seu lado, você não hesitará em fugir imediatamente, a fim de não ser pego pelo felino voraz.

Poucos segundos separam informação e reação. E é isso que precisamos trabalhar para estarmos emocionalmente preparados e assim melhorarmos a nossa inteligência emocional. O primeiro passo é congelar inicialmente o que chega até você.

Não responda para ninguém nada em menos de seis segundos, a não ser que seja algo de muito risco.

Quando você está sendo afrontado, congele isso por seis segundos. Quando você congela, tem capacidade de evitar tomadas de decisão equivocadas.

Depois de congelar esse tema e aguardar seis segundos, você pode pensar melhor sobre o que responder para essa pessoa, analisar melhor se o que ela falou diz respeito a você, se o que ela disse realmente é importante para se tomar uma decisão naquela hora, ou não. Pense sobre o que você congelou.

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Com essa tranquilidade estabelecida, agora pegue tudo isso e analise de maneira ampliada. E analise mais uma vez: o importante de tudo é você conseguir congelar um fato e pensar sobre ele, nem que for por um mês.

Depois que você congelou, depois que você pensou melhor, depois que você analisou, aí você decide.

Porque temos que decidir tudo rápido? Se de repente essa é uma decisão que afeta minha vida, eu posso esperar.

Então, se você quer ser mais inteligente emocionalmente, é muito importante saber esperar a hora certa de agir. Você certamente colherá bons frutos com essa atitude.

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Inimigos da inteligência emocional

Nem sempre os nossos relacionamentos vão bem.

Por questões ligadas ao nosso comportamento ou ao comportamento das outras pessoas, acaba sendo comum o afastamento entre pais e filhos, marido e mulher, entre amigos e até colegas nos ambientes de trabalho. Só que isso tudo tem a ver com a nossa inteligência emocional, e é preciso saber quais são os grandes inimigos dela, para não colocar em risco os nossos preciosos relacionamentos.

Um dos inimigos da inteligência emocional se chama impaciência. Vivo em aeroportos e hotéis, sei bem o que estou dizendo: as pessoas, nos dias de hoje, não conseguem nem sequer esperar a aeronave taxiar. Está escrito em todos os lugares, os comissários orientam e muitas vezes o piloto ameaça não pousar enquanto todos não estiverem com os cintos afivelados. Ainda assim, eu vejo os apressados em pé, dentro do avião. Essa impaciência joga contra a inteligência emocional, pois a ansiedade da pressa estimula pensamentos pouco práticos e racionais.

Intolerância é outra inimiga da inteligência emocional. Voltamos ao avião: o intolerante que já se encontra em pé no momento errado, antes da decolagem, certamente não aceitará ser orientado e ainda é perigoso desrespeitar a pessoa que pedir gentilmente para ele se sentar. Os intolerantes não aceitam orientação, por isso são despreparados emocionalmente e geralmente vivem em pé de guerra, com muitos entraves na vida, não sabem agir com inteligência emocional.

Insatisfação também é antônimo de inteligência emocional. Quantas vezes você já se deparou com alguém que reclama muito da vida, mesmo tendo carro novo na garagem, lugar bom para morar e até condições de passar o fim de semana descansando e aproveitando momentos de lazer, entretenimento e gastronomia? Pois é: o insatisfeito peca emocionalmente por desmerecer aquilo que já conquistou e muitas vezes prefere trocar este mesmo fim de semana em família para tentar ganhar mais dinheiro e se tornar escravo de coisas e cifras na conta bancária.

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Uma pessoa inteligente emocionalmente geralmente não é ansiosa. A ansiedade faz a pessoa pensar demais no futuro, esquecendo-se do presente. O ansioso nem espera o outro falar, opta por respostas duras, pois está com a cabeça no futuro, na ansiedade do amanhã, na indefinição da nebulosidade que se traduz aquilo que ainda não foi visto nem vivido por ninguém. A pandemia de covid-19 é uma prova concreta de que ficar ansioso pensando no futuro pode ser uma tarefa fadada ao fracasso total. Ou alguém aí imaginou em anos anteriores tudo o que passamos entre 2020 e 2021?

A autodefesa também pode agir contra a inteligência emocional. A pessoa que vive em total desconfiança costuma não aproveitar um bom conselho de alguém do bem porque suspeitará daquilo que foi dito. A autodefesa costuma render reações negativas contra alguém que só queria ajudar, e isso é péssimo para o relacionamento, tende ao afastamento, à quebra de confiança e, aos poucos, a um isolamento muito prejudicial.

Evite esse tipo de comportamento e invista mais nas relações que estimulem, cada dia mais, a sua própria inteligência emocional.

Você sabe lidar com uma pessoa detalhista, aquela que não abre mão dos últimos detalhes de um projeto ou de uma conversa? Ela costuma ser fundamental em nossa trajetória e demonstra importante racionalidade para qualquer tipo de relação.

Quem tem o estilo analítico como predominante pensa de maneira sistemática. Cito sempre o exemplo da organização de uma viagem: o detalhista pensará na distância, nos horários de saída e chegada, na alimentação durante a viagem, na revisão do veículo, na mala com roupas, toma todos os cuidados possíveis e se organiza para o evento em questão.

É comum, com o lado mais realista que tem o detalhista, que ele até esfrie projetos muito ambiciosos. É aquela pessoa que pensa racionalmente e não emocionalmente, por isso será comum que coloque uma série de questionamentos quando você apresentar um projeto em que estava apostando bastante e estava super animado.

Lembre-se que toda pessoa emocional precisa de alguém mais racional e detalhista ao lado, principalmente nas tomadas de decisões. Por isso, quero mostrar como você pode lidar com o analítico: seu chefe, seu líder imediato, seu parceiro de trabalho, seu cônjuge, seu pai, sua mãe, enfim.

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O primeiro conselho é se preparar com antecedência quando possível, pois os padrões de exigência dessas pessoas tendem a ser elevados. Não dá para ir em uma reunião com alguém analítico achando que o convencerá sem dados concretos: ele vai questionar sobre os dados, e poderá até reprovar a sua apresentação. Então, dados concretos, sempre.

Outra dica importante é prestar atenção aos detalhes: de nada valerá uma bela apresentação com algum possível erro de concordância no texto, que não passará despercebido pelo analítico. Ou então simplesmente esquecer, na apresentação, qual a fonte do recurso para a viabilização do projeto. O seu amigo racional certamente fará essa pergunta, pois gosta de ser informado de maneira detalhada.

Lembre-se, em um diálogo com um analítico, de validar e demonstrar a importância daquelas informações úteis que ele está apresentando. Deixe claro que você está realmente prestando atenção e se interessando por aquilo, e não apenas ouvindo o que ele está dizendo. Esse também é outro conselho ao se relacionar com um detalhista.

Seja sistemático e lógico em seus pensamentos, demonstrando claramente as etapas daquela ideia, que precisam ter começo, meio, fim e, obviamente, os impactos daquilo tudo para a empresa, ou então para o relacionamento entre vocês. Entre em detalhes e mostre planejamento absoluto.

Por fim, seja específico ao discordar ou ao concordar com algo: parabenizá-lo sem motivos vai deixá-lo com a pulga atrás da orelha, assim como criticá-lo sem razão.

A famosa “conversa fiada” com o analítico não vai colar e, pior do que isso, fará com que você perca pontos naquele relacionamento, seja no campo pessoal ou profissional.

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É muito importante termos ao nosso lado pessoas estáveis, tranquilas, pacientes.

Sou casado com uma pessoa estável, e fico pensando na loucura que seria o meu casamento se minha esposa fosse dominante tanto quanto eu. Ou a gente viveria em pé de guerra ou alguém teria que ceder para dar certo.

Pessoas estáveis são fundamentais especialmente quando somos muito comunicadores, muito dominantes.

Quem são essas pessoas? Os estáveis são voltados para os outros e para o relacionamento interpessoal. Eu posso garantir que os estáveis, na maioria das vezes, estão mais preocupados com o outro do que com eles mesmos.

Pessoas estáveis costumam ter dificuldade em dizer “não”, porque a impressão que eles têm é que, ao dizer “não”, estará desvalorizando o outro. Muitas vezes, vão assumir comportamentos que são de dizer “sim” e interiormente eles gostariam de dizer “não”, mas eles não querem chatear ninguém.

Estáveis são bons ouvintes e flexíveis com as suas ideias. Se você tem uma ideia, ele vai ouvi-lo, vai parar, vai prestar atenção, são pessoas tranquilas, mansas. Quando tudo está pegando fogo, são eles que funcionam como extintores. No meio de uma discussão, conseguem trazer possibilidades de solução, almejando o término do entrevero.

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Mudanças incomodam mais os estáveis. Se você comunicar uma viagem em cima da hora ou uma mudança de local de trabalho, por exemplo, isso tirará a paz dos estáveis, assim como lidar com pessoas que mudam o tempo todo de ideia. Mais uma característica: os calmos, pacientes, estáveis, podem até abrir mão de sua própria felicidade em prol da felicidade alheia.

Diante deste perfil, alguns pontos podem ajudar a nos relacionarmos bem com os estáveis.

Primeiramente, reafirmo: evite mudanças bruscas, prefira mudanças graduais. Anuncie antes o que você está pensando, anuncie antes que mudanças serão essas, faça os estáveis perceberem que a mudança começou e que nada disso foi repentino.

Compreenda o tempo que eles precisam para se adaptar. É preciso dar tempo para que os estáveis se conectem com o novo. Caso contrário, sentem-se pressionados e travam nos resultados.

Evite ser muito exigente com os estáveis. De repente você cobra deles um prazo muito duro ou não permite falhas na entrega. Isso os deixará desvalorizados e desrespeitados. Importante também evitar passar qualquer mensagem de agressividade com o tom de voz forte e linguagem corporal incisiva.

O diálogo mais respeitoso, perguntando se é possível fazer e não exigindo a feitura, certamente propiciará ganhos na relação.

Por fim, esforce-se para ser gentil e simpático com os estáveis, posso dizer com propriedade de causa que isso realmente vale a pena. Se for além e conseguir praticar gentilezas, como abrir a porta do carro ou puxar a cadeira para eles se sentarem, melhor ainda!

Faça agrados e descubra no dia a dia as imensas qualidades das pessoas estáveis.

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