Características de um líder 4.0: saiba como se tornar um

Transformações digitais afetam o mundo todo há décadas e tem estimulado pensadores e críticos a sacramentarem um ponto determinante para a história contemporânea do mundo: a chamada quarta revolução industrial.

Isso significa dizer que estão acontecendo diversas transformações estruturantes e também pontuais nas relações humanas por conta da capacidade tecnológica, especialmente no universo produtivo.

Diante deste cenário inovador, clama-se por um novo jeito de liderar processos e principalmente gerenciar pessoas. Todos precisamos de novos líderes no meio de trabalho, pois a figura retrógada do chefe ríspido, inimigo dos seus subordinados, já ficou para trás. O velho chefe precisa dar lugar ao novo líder, e nesta chamada quarta revolução industrial cria-se também a figura do líder 4.0. Você já ouviu falar nisso?

A evolução das demandas organizacionais só será correspondida com a figura de gestores modernos, este é um caminho sem volta. As exigências de uma vida dinâmica pedem gestores dispostos a acessarem, entenderem e gerenciarem dados, entendendo que existe uma grande agilidade das informações e constantes mudanças do mercado, e para isso é preciso haver uma potencialização do time interno com um melhor aproveitamento das competências dos colaboradores.

Por muito tempo, o mercado enxergou as lideranças em um papel centralizador, com estruturas hierárquicas engessadas, pouca comunicação e dificuldades para se adaptar a grandes mudanças. Mas esse papel mudou: o líder 4.0 é aquele profissional que chegou para descentralizar tomadas de decisões e quebrar padrões, visando o crescimento da equipe e da organização, sendo um líder aberto, receptivo e ágil. Além disso, ele precisar estar atento às tecnologias disponíveis e as habilidades de cada integrante de sua equipe, buscando alcançar a excelência de resultados por meio de um trabalho em equipe.

O líder 4.0 tem como desafio atuar nessa espécie de época transitória, cujo conflito de gerações ainda atrapalha a otimização das tarefas para obtenção de grandes resultados. Mas, calma: embora rara, esse tipo de liderança já está sendo percebida em alguns cases em nível nacional (papo para outro artigo) e pode, sim, ser treinada pelas empresas, desde que haja uma aposta naquele nome como alguém que realmente esteja disposto a iniciar um processo que requer tempo, dedicação e amor pelo empreendimento a ser gerenciado.

Neste processo de aperfeiçoamento, cujo objetivo é se tornar um líder 4.0, é importante levar em consideração pelo menos quatro pontos de partida, e um deles é ser uma pessoa coerente. A coerência, que não é um aspecto tão desconhecido dos líderes, consiste em conectar fala e ação no mesmo discurso. Um líder coerente tem discurso motivador, reconhece as limitações pessoais de cada colaborador, e isso sem agir de forma opressiva e invasiva. A incoerência praticada por muitos “chefes”costuma resultar em instabilidade na forma como a equipe enxerga essa liderança, não gerando confiança e impactando na produtividade da equipe e também do próprio gestor.

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Ter inteligência emocional é outra habilidade essencial para um profissional de sucesso, e na liderança 4.0 isso se torna praticamente obrigação.É a capacidade de gerir as suas emoções no contexto profissional, não permitindo que as tomadas de decisões ou tratativas com colegas e liderados sejam realizadas de uma maneira emocionada, afastada da razão.Isso ajudará o líder 4.0 a lidar com conflitos dentro da equipe, com feedbacks de forma construtiva e garantirá uma gestão imparcial e coesa.

Por falar em gestão, esta deve ser descentralizada, e esse talvez seja um dos aspectos mais difíceis para se atingir a Liderança 4.0, pois a cultura do líder naturalmente é de centralizar decisões importantes, grandes projetos e assim por diante. Para se tornar um líder 4.0, é necessário que o profissional entenda que, para ganhar em agilidade, foco e produtividade, a equipe deve ser capaz de tomar decisões sozinha, assumir riscos e resolver problemas sem que o líder precise “sentar ao lado” para ajudar.

O Líder 4.0 deve estar focado em resultados e em pessoas, buscando sempre formas de inovar e de fazer mais e melhor. Para que isso ocorra, esse líder precisa estar em constante processo de aprendizagem (conhecimento nunca é demais). A busca por conhecimento resultará em um líder mais preparado, que saberá usar melhor os recursos disponíveis e entendendo a melhor forma de dirigir a equipe, com mais disposição e organização. Uma característica marcante de um líder 4.0 é a sua capacidade e até prazer em ter atitudes professorais, descentralizando o seu conhecimento próprio e transmitindo para as pessoas da equipe.

Se você se identificou com estas características, mas nunca tinha ouvido falar em Liderança 4.0, saiba que provavelmente esteja percorrendo um bom caminho de evolução em seu desafio de carreira profissional. No entanto, lembre-se que a principal diferença entre lideranças ultrapassadas com os novos anseios de gerenciamento se relaciona com a real busca por excelência e alta performance de gestão, dedicando realmente tempo e investindo em pessoas para que os resultados sejam obtidos, características indispensáveis para um bom líder 4.0.

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