Cinco dicas para gerenciar melhor o tempo

A má gestão do tempo é um grande inimigo da inteligência emocional. Quem não administra bem as horas disponíveis para qualquer tipo de projeto que lhe vem à mente, tende a tomar decisões equivocadas, muitas vezes acelerando um processo ou então atrasando-o.

Para não cair nessa cilada, apresento aqui cinco dicas valiosas para melhor gerir o seu tempo.

A primeira recomendação é definir claramente a sua prioridade. Sim, no singular, nada de prioridades e sim prioridade.

Devemos ter 1 prioridade, que pode ser conquistada naquele dia mesmo ou então em um ano, cinco anos, dez anos, que seja, mas é preciso entender essa primeira e principal prioridade. O que pode ser algo simples, como ir atrás de um check-up completo de saúde, prioridade esta que, com um bom gerenciamento do tempo, poderá ser concluída em uma semana, por exemplo, envolvendo consultas, exames, resultados e até um retorno ao doutor.

Ainda sobre ter uma prioridade, será que não é a hora de visitar aquele cliente que há tempo não lhe vê, ou então interromper sua agenda atribulada para uma reunião de alinhamento com toda a equipe?

Entenda: a prioridade deve vir acima de todas as coisas, portanto não existe justificativa para não cumpri-la.

Prioridade é prioridade e ponto final.

A segunda dica é evitar a procrastinação, principalmente de tarefas que poderão se tornar urgentes depois. Nunca deixe aquilo se tornar um problema. Uma tarefa que hoje seria apenas uma tarefa pode se tornar, amanhã, um problemão, e isso por culpa da procrastinação.

Tenho notado que procrastinar é um dos grandes desafios atuais da sociedade, por isso eu costumo orientar as pessoas no seguinte sentido: nunca pense no “fardo” que executar aquela tarefa representará, pense apenas no resultado daquilo e na enorme satisfação que há em poder fazer um exercício mental de mais um dia de trabalho vencido e se orgulhar do seu desempenho, não deixando nada que fosse possível de ter sido feito para trás. Isso é excelência em gestão de tempo!

Leia Mais

Aprender a delegar aquilo que não diz respeito a você é a nossa terceira dica para gerir melhor seu tempo. Já vi gente dizendo que não consegue delegar porque só ela mesma seria capaz de conseguir realizar tal tarefa. Besteira! Mais do que isso: insegurança por parte de quem não consegue delegar e incapacidade, também, de treinar a equipe ou pelo menos algum encarregado para executar minimamente bem determinada tarefa. Lembre-se: ninguém é insubstituível.

Para esse entrave na sua gestão de tempo, recomendo urgentemente que você aprenda a delegar atividades as quais não dizem respeito às suas melhores entregas. Faça uma análise de quanto tempo você está debruçado em uma tarefa que, para você, não é das mais simples e que lhe toma um tempo precioso do seu dia.

Entenderá que, em um cálculo simples, será mais lucrativo treinar alguém para exercer aquela atividade ou então terceirizá-la.

Parece frase de efeito, mas não é: quem trabalha muito, não tem tempo para ganhar dinheiro. Sabe por quê? Porque, para ganhar dinheiro, mais do que trabalhar você precisa pensar, projetar e ter boas ideias, o que certamente lhe consumirá tempo, só que um tempo em que valerá a pena dedicar!

A quarta dica é muito importante e quase todo mundo se esquece de fazer: separe um tempo para emergências. Se eu já consigo entender a minha prioridade, consigo evitar procrastinar e entendo os benefícios da arte de se delegar, então certamente eu terei um tempo extra em meu dia a dia para não ser surpreendido com as emergências, pelo contrário.

Se algo de extraordinário acontecer, terei condições de resolver aquela pendência, isso graças à gestão do meu tempo. Para quem não consegue gerir seu tempo, o caos impera no cotidiano e dezenas de situações vão se transformar diariamente em emergências, o que gera estresse, descontrole e ineficiência. Zero inteligência emocional!

A quinta e última dica é bem simples: programe pausas para revigorar corpo e mente. Precisamos aproveitar o tempo, inclusive para programar pausas – ainda que sejam de 5 minutos – para revigorar, abrir a mente, para repensar. Assim, a gestão do tempo também proporcionará a você uma maior qualidade de vida, ainda que em meio a diversos desafios no campo profissional e até na vida pessoal.

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *