Como lidar com pessoas dominantes

Vistos muitas vezes como mandões, os chamados dominantes são pessoas mais diretas, decididos, confiantes, audaciosos, competitivos, ativos, controladores, inflexíveis e até muitas vezes enérgicos.

Esse tipo de comportamento pode ser usado em benefício próprio, mas pode também atrapalhar a pessoa que não consegue lidar direito com impulsos. Antes de qualquer conselho, preciso confessar: eu sou um dominante, e geralmente eu tenho agido assim: direto, decidido, autoconfiante, com audácia e competitivo.

Isso tudo é bom? Nem sempre. Às vezes, eu me sinto tão ativo que nem mesmo consigo ficar parado, e acabo controlando muita coisa: quero controlar minha casa, meu filho, quero controlar tudo que vem perto de mim, as vezes me sinto inflexível, penso isso e não quero mudar e também me sinto enérgico, não só no sentido da boa energia, mas também do pensamento forte.

Esse comportamento assusta muita gente.

Um exemplo: digamos que você vai ter uma reunião comigo. Como você agiria? Se eu sou um dominante, quais seriam os passos que você daria para não errar ou então para que a gente tivesse uma reunião produtiva?

Você é casado com alguém dominante, você tem um chefe dominante, você tem um amigo dominante, você tem um irmão dominante, como faz para lidar com esse tipo de gente? Porque eles são focados, são diretos, são acelerados, são audaciosos, são muito confiantes e, às vezes, atropelam durante o processo, como é que você pode aprender a lidar com eles e obter desses relacionamentos o que há de melhor?

LEIA MAIS

Para mim, uma das palavras mais poderosas que eu tenho encontrado nos últimos tempos é “relacionamento”. Para que eu me relacione com outro, preciso entender como ele pensa, como ele age para não errar e aceitar o máximo possível para obter daquele relacionamento o que há de melhor.

Neste sentido, separei quatro estratégias de como você pode agir com uma pessoa dominante.

Em primeiro lugar, aja como um dominante. O que isso quer dizer? Esteja confiante e focado na resolução dos problemas. Sabe o que irrita um dominante? A outra pessoa ficar dando volta, falando do problema e não apresentar absolutamente nada de solução. Isso deixa alguém dominante bastante irritado. Se você está falando com um dominante, portanto, aja como ele: confiança sempre, e foque na resolução do problema!

A outra dica é ir direto ao ponto e ser breve, evitando detalhes e demasias, algo que não auxilia em nada e se torna muitas vezes insuportável de ouvir. Então, se ele é um dominante, seja breve. Evite, também, falar como você quer que alguma coisa seja feita.

O terceiro conselho é concentrar no que precisa ser feito, quais prazos etc. Na maioria da vezes, o dominante já entendeu o seu recado em suas primeiras falas, e uma tentativa de justificação prolongada também tende a atrapalhar o fluxo da mensagem.

Por fim, concentre-se nos resultados e números em vez de esmiuçar os métodos. Aspectos sociais e pessoais envolvidos não importam muito para um dominante. Então, foque no resultado, nos números, nas soluções, para que ele entenda exatamente o que o próprio precisa fazer para alcançar os objetivos. Sugestões para a resolução rápida e assertiva serão sempre vindas para um dominante!

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *