perfeccionismo

Perfeccionismo é algo perigoso na vida de qualquer um, pois pode levar a uma espécie de paralisação e até estagnação de produtividade. Ninguém é perfeito, já dizia o ditado, e os momentos de imperfeição, que são vários, precisam ser encarados de frente, com coragem e com aprendizado. Neste sentido, algumas dicas são valiosas para saber lidar com a imperfeição e também para se livrar de vez da perfeição.

O primeiro passo para isso acontecer e conseguir se libertar do que os outros pensam a seu respeito. O que os outros pensam é um problema deles, lembre-se sempre disso. Quando alguém diz algo ao meu respeito, avalio a veracidade daquela informação e, se realmente for, tento corrigir aquilo pelo qual estou sendo julgado. Agora se for mentira, resta apenas ignorar e não ter qualquer necessidade de buscar a perfeição apenas para agradar o outro.

Ainda sobre isso, vou dizer só mais uma coisinha: durante muito tempo da minha vida, mais precisamente até os meus 40 anos de idade, eu tentava explicar para as pessoas quando elas me criticavam, eu ia lá explicar, falar alguma coisa para ela, me esforçava, a pessoa até concordava comigo e depois ela continuava falando mal de mim.

Sabe o que eu penso hoje? O que Deus pensa a meu respeito, Deus se agrada de mim, o que a minha esposa pensa a meu respeito, o que o meu filho pensa a meu respeito, o que a minha filha pensa a meu respeito, o que os meus pais pensam ao meu respeito. Sabe porquê? Porque eles conhecem a minha história e aí eu não fico mais dando atenção para tentar ser perfeito para quem nem me conhece.

Liberte-se da necessidade de certezas, caso queira fugir da utópica perfeição. Vivemos um mundo de incertezas. Hoje você está aqui, amanhã você pode ser convidado a trabalhar em outro lugar e assim por diante. Para não ficar nessa ideia de que você precisa ser perfeito, livre-se desse método que tudo tem que ser do seu jeito, aprenda a lidar com as incertezas da vida.

Leia Também:

Evite comparações caso não aguente mais esse mundo tão perfeito que muitas vezes nos é exigido. Compare-se apenas a você mesmo, quem você era no passado, quem você é hoje, o quanto você evoluiu. Isso é muito mais importante do que ficar se comparando com outras pessoas.

Leve a vida um pouco mais leve, isso lhe fará bem.

Por fim, aprenda a ser grato pelo que você já tem. Tem gente que quer sempre algo mais, vive no mundo da perfeição, buscando a perfeição pelo que vem somente depois. Saiba que a jornada precisa ser curtida tanto quanto o final dela, e os “perfeitinhos” costumam não curtir a jornada, só pensam no resultado final. Então vamos lá, curta a sua jornada, seja grato por ela e aprenda que ser imperfeito, em alguns momentos, vai mostrar caminhos de como você pode mudar na próxima vez. Seja grato pelo que você já evoluiu, isso sim é importante.

Conheça a minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *