Vença essas pequenas etapas, tique-as em seu organograma virtual, manuscrito ou até mental, e finalmente saberá que aquele tigre raivoso nada mais era do que um dócil gatinho

Todo mundo quer vencer na vida. Fato. Para isso, não basta sair lendo tudo quanto livro de autoajuda da modinha ou então comprando aulas e cursos daqueles que prometem ganhar um milhão apenas com um smartphone em mãos. É preciso ir além. É preciso sugar, sim, boas informações, mas também traçar as suas próprias estratégias em meio aos desafios que nos são lançados diariamente, especialmente no ambiente corporativo.

Estando com suas pesquisas em dia, e procurando não acreditar mais em coelhinho da páscoa, chegará um momento em que você entenderá alguns nortes pelos quais se configuram como caminho sem volta para quem busca sucesso, para quem já experimentou do sabor do sucesso e para quem não quer regredir nunca mais. São verdades duras, difíceis, mas que valem muita a pena, pois serão capazes de moldá-lo a ponto de se conquistar casca, a famosa imunidade para o fracasso.

A primeira destas verdades que eu vou contar é que não existe sucesso sem pressão. Aí vale um alerta: se a sua rotina de trabalho está bem confortável, se você já consegue executar todas as suas tarefas praticamente de olhos fechados, então provavelmente está à beira do fracasso. Trabalhar sobre pressão, com cobranças inesperadas, com prazos apertados e com a necessidade de, muitas vezes, operar milagres de frente a um computador, celular ou olhando para sua equipe, tudo isso se configura em um caminho do sucesso.

Sabe por quê? Você vai vencer essas batalhas, eu tenho certeza disso. E também perderá algumas delas, mas muitos ensinamentos são trazidos com as derrotas, e esse é o grande barato de entender o motivo pelo qual nunca devemos nos arrepender de ter pelo menos tentado. Os especialistas em playbook que conheço sempre me disseram, sem medo de errar: lidar com pressão é ser um privilegiado, pois o marasmo é perigoso e tende a boicotar o ser humano de uma maneira, muitas vezes, irreversível. Tome cuidado!

Outra verdade absoluta de quem já experimentou o sucesso tem também a ver com o fato de ser um privilégio poder trabalhar sob pressão: e eu estou falando aqui sobre a famosa e condenável zona de conforto! Fuja sempre dela. Sobre isso, grandes exemplos podem ser observados em casos envolvendo esportistas que buscam a excelência durante suas carreiras e competições. Vamos ao futebol, o esporte mais amado do mundo: você já notou que, dependendo do estágio da carreira de tal atleta, ele se entrega às “delícias” da zona de conforto?

Muito bem remunerado, jogando no time dos sonhos na Europa, e tendo já conquistado dinheiro e fama suficientes para toda uma vida estável, ele se contenta com o banco de reservas do Real Madrid (por exemplo) e, a conta-gotas, vai sumindo, mostrando-se desnecessário para as conquistas do time, até que, mais dia menos dia, aquele jogador se torna um ex-atleta, fora de peso e tentando empreender em alguma área do esporte em seu país de origem.

Ainda sobre esse exemplo do jogador que poderia ter sido e que não foi: ele se aposentou muito cedo e, por conta da zona de conforto que se deixou estacionar, agora terá de lidar com muitos medos, com cifras nas contas bancárias sendo reduzidas (pois acostumou-se a um altíssimo custo de vida e agora já não tem aquele salário milionário no clube merengue). E então? O que fazer? Em muitos casos, a zona de conforto é um tiro de misericórdia para quem um dia sonhou em conquistar o sucesso e permanecer naquele patamar.

Por fim, uma dica bem prática e que eu aprendi com meus próprios métodos de organização no trabalho, foco e busca incessante por resultados rápidos e vindouros: resolva tudo o que precisa resolver em um prazo de 24 horas! Como assim? Você deve estar se perguntado… como fecharei aquele projeto de seis meses de planilhas, briefings e reuniões em apenas 1 dia?

Calma: não é por aí. Estamos falando de metas a serem cumpridas, e, por trás de um calhamaço de funções envolvendo um projeto de 6 meses, há sim pequenas metas, micropartículas de metas (que seja) e que podem ser cumpridas dentro de um período de 24 horas. Vença essas pequenas etapas, tique-as em seu organograma virtual, manuscrito ou até mental, e finalmente saberá que aquele tigre raivoso nada mais era do que um dócil gatinho. Domine as feras, crie suas próprias regras, não aceite outro resultado que não o cumprimento de suas metas, e, aí sim, bem longe da zona de conforto e sabendo conviver com ambientes pressionados, você estará trilhando pelo caminho sem volta do sucesso.

CONHEÇA MINHA HISTÓRIA

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *