QUAL É O SEU PORQUÊ?

Você sabe qual é o seu porquê? O que move a sua vida e faz você acordar todos os dias e desempenhar suas atividades?

Muitas pessoas passam pela vida sem sentir o sabor de viver um porquê, um grande motivo para acordarem pela manhã, se arrumarem, tomarem seu café e viverem a luta de cada dia. Há diversas pessoas vivendo no modo automático, fazendo tudo por fazer, como se fossem verdadeiros robôs.

Será que essa é a nossa verdadeira missão aqui? Passar por essa vida sem ter bons porquês para ir à luta? Eu acredito fielmente que não. Por isso, escrevi este artigo para te ajudar a encontrar o seu porquê.

  1. O que é um porquê?
    Respondendo essa pergunta de forma simples e fácil: o porquê é a causa pela qual você existe. E isso não tem nada a ver com dinheiro, certo? Eu tenho sempre que enfatizar esse detalhe, pois muitas pessoas confundem propósito com a busca por dinheiro. No entanto, é importante não confundir esses valores porque quando você muda de galho em galho por causa de dinheiro, significa que você está vivendo a sua vida como se fosse um verdadeiro negócio, e não como uma missão.

Quando você vive um porquê, você vive uma missão. Calma, não estou me referindo às ações de caridade. A missão a qual me refiro é com a sua própria vida, no norte que guia o seu dia a dia. A partir do momento que você descobre o seu porquê, grandes obstáculos podem aparecer, mas você se manterá firme e determinado a superá-los. No dia a dia, o propósito te motiva a superar os desafios e voltar para casa com a sensação de missão cumprida. Isso é viver um propósito, isso é viver um verdadeiro porquê.

O meu propósito, por exemplo, é deixar um legado de transformação na vida das pessoas. No meu velório, eu desejo que as pessoas possam dizer: ele me ajudou a mudar a minha vida.

  1. O seu porquê não deve ser o dinheiro

Como já mencionei anteriormente, o porquê não tem nenhuma ligação com o dinheiro. Se você estiver pensando em um propósito e no quanto você vai ganhar com essa função, isso deixa de ser um porquê. Você pode estar se perguntando: é errado pensar no retorno financeiro? Com certeza não, mas não pode ser o grande objetivo da sua vida. O resultado de pessoas que só focam no financeiro é um só: vida vazia e sem grandes transformações.

Outro ponto importante a ser ressaltado aqui é: quando você luta em prol de um porquê, a sua família, a empresa onde você trabalha, seus amigos e a comunidade que você frequenta verão os resultados. Todas essas pessoas começam a perceber que o que você faz é tão bom e transformador, que você acaba virando um grande exemplo entre os seus.

Consegue perceber a diferença entre pessoas que vivem um verdadeiro propósito e pessoas que só pensam no retorno financeiro? Quem tem um porquê maior, consegue realizar grandes transformações a sua volta e deixam um verdadeiro legado.

  1. Dica de leitura: Comece Pelo Porquê – Autor Simon Sinek

Para te ajudar a chegar no seu porquê e realizar grandes transformações na sua vida e das pessoas a sua volta, eu vou dar um pequeno spoiler do bestseller “Comece Pelo Porquê”, de Simon Sinek. Para Simon, a grande maioria das pessoas que mora nesse planeta desconhece o seu propósito de vida. E é dessa forma que uma pequena minoria consegue se sobressair entre os demais e alcançar grandes resultados, inclusive financeiros.

Ele inicia o livro dizendo porque escolhemos determinada marca em detrimento de outra. Por que muitas pessoas escolhem a Apple? É o preço atrativo? Muito pelo contrário, já que a Apple tem um dos maiores preços do seu segmento. Então, Simon conta como Steve Jobs inspirou as pessoas a reconhecerem e valorizarem o diferencial da sua marca e acompanhá-la em todos os seus lançamentos.

E ele vai além, revelando que duas coisas movem a forma das pessoas agirem:

1ª: o preço (reduzindo valores dos produtos, fazendo promoções)
ou
2ª: Inspirando seus clientes

Ao fazer essa análise, Simon percebeu que o que move os clientes da Apple não é a promoção, mas o legado e a representatividade da marca.

Quer conhecer o seu porquê? Tenho um método sintetizado de três fases que vai te ajudar e muito a alcançar o seu propósito. Clique aqui e conheça o que há de melhor para você se desenvolver.

Leia Mais

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.