Saiba como ser emocionalmente inteligente

É possível treinar a nossa inteligência emocional, mas, para isso, precisamos, dentre outros fatores, vencer os seis segundos que separam a nossa tomada de decisão, após a informação passar pelas “gêmeas amígdalas”, parte do cérebro responsável por nosso emocional e quem primeiro recebe as informações do ambiente, sendo responsável por nossa intuição e reação.

Para exemplificar as atitudes pautadas pelas amígdalas cerebrais, podemos dizer que elas basicamente enviam apenas dois comandos ao cérebro: atacar ou fugir. Se um cão avança no seu filho, o comando instantâneo e emocional será atacar o cachorro, visando salvar o filho das mordidas. Se uma onça aparecer ao seu lado, você não hesitará em fugir imediatamente, a fim de não ser pego pelo felino voraz.

Poucos segundos separam informação e reação. E é isso que precisamos trabalhar para estarmos emocionalmente preparados e assim melhorarmos a nossa inteligência emocional. O primeiro passo é congelar inicialmente o que chega até você.

Não responda para ninguém nada em menos de seis segundos, a não ser que seja algo de muito risco.

Quando você está sendo afrontado, congele isso por seis segundos. Quando você congela, tem capacidade de evitar tomadas de decisão equivocadas.

Depois de congelar esse tema e aguardar seis segundos, você pode pensar melhor sobre o que responder para essa pessoa, analisar melhor se o que ela falou diz respeito a você, se o que ela disse realmente é importante para se tomar uma decisão naquela hora, ou não. Pense sobre o que você congelou.

LEIA MAIS

Com essa tranquilidade estabelecida, agora pegue tudo isso e analise de maneira ampliada. E analise mais uma vez: o importante de tudo é você conseguir congelar um fato e pensar sobre ele, nem que for por um mês.

Depois que você congelou, depois que você pensou melhor, depois que você analisou, aí você decide.

Porque temos que decidir tudo rápido? Se de repente essa é uma decisão que afeta minha vida, eu posso esperar.

Então, se você quer ser mais inteligente emocionalmente, é muito importante saber esperar a hora certa de agir. Você certamente colherá bons frutos com essa atitude.

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *