Cronograma, agenda, disciplina, descanso e fuga da procrastinação são essenciais para manter o foco durante o cumprimento de tarefas cotidianas

5 Passos para alcançar uma boa gestão do tempo

O tempo parece voar, mas o mundo dos negócios pede agilidade, responsabilidade com prazos e foco em tarefas assertivas, as quais auxiliam e favorecem o processo produtivo. Independentemente da área profissional em que se atua, nunca foi tão correto dizer que, sim, “tempo é dinheiro”.Neste sentido, podemos afirmar tranquilamente que saber gerenciar o seu próprio tempo se caracteriza como habilidade valiosa no mundo dos negócios. As empresas buscam candidatos capazes de executar tarefas com organização, técnica e responsabilidade.

Obviamente, a gestão do tempo é algo possível de ser alcançado, não se trata de um dom e sim de um propósito que a pessoa cria para fazer acontecer diariamente. O melhor disso tudo é que aperfeiçoar esse relacionamento entre afazeres e o tique-taque do relógio auxilia não apenas o lado profissional, mas acaba sendo algo benéfico também para a vida particular da pessoa.

Administrar o tempo é uma habilidade que precisa ser exercida cotidianamente para trazer resultados positivos à rotina de qualquer indivíduo, seja no contexto profissional ou pessoal.Para começar a trilhar por esse caminho, selecionei cinco passos que, quando adotados, refletirão em uma rotina assertiva no cumprimento de tarefas cotidianas.

O primeiro passo consiste em montar um cronograma. Relacione todas as suas demandas, tarefas, atividades, pessoais ou profissionais que você costuma realizar diariamente e que consumam parte considerável do seu tempo. Descrever as suas atividades permitirá que você tenha maior visibilidade do que de fato está consumindo o seu tempo durante o dia. Com base nessa “lista”, você poderá definir prioridades de execução e determinar quanto tempo cada item levará para ser realizado, ou até mesmo cortar itens da sua lista que sejam dispensáveis e improdutivos.

O segundo passo é adotar a utilização de uma agenda. Ao relacionar todos as atividades em um cronograma, será possível realizar o planejamento e estabelecer o tempo ideal a ser gasto em cada tarefa. A agenda será seu “assistente” para lembrá-lo quais tarefas precisam ser realizadas naquele dia, quais reuniões estão agendadas, viagens etc. A agenda é importante, pois irá garantir que você saiba tudo que precisa ser executado diariamente.

Importantíssimo, o terceiro passo é fugir das armadilhas da procrastinação. Quando nos deparamos com alguma tarefa monótona, complexa ou desafiadora em determinados momentos, a tendência é procrastinar. A procrastinação nos leva a delongar ou adiar uma tarefa que precisa ser executada, seja ela importante ou não. Portanto, se uma tarefa precisa ser feita, execute-a dentro do prazo estabelecido, e saiba: quanto antes uma atividade “difícil” for concluída, mais rápido você poderá partir para atividades que despertem mais o seu engajamento.

O quarto passo é ter disciplina, essencial para o sucesso da gestão de tempo. E aqui se abrange o conceito para todas as áreas. Um exemplo clássico: perder-se no tempo com atividades paralelas, como navegar na internet e conferir suas redes sociais em horários em que você deveria estar focado na execução das atividades estabelecidas para aquele período de tempo. É preciso ter disciplina para fugir disso.Muitas vezes,paramos para responder uma simples mensagem do WhatsApp ou atender uma ligação, e quando nos damos conta já se passaram mais de 15 minutosem outras redes sociais.

Por fim, um quinto passo também necessário: descanse. Tão importante quanto se organizar, planejar, ter disciplina e não procrastinar é manter o seu corpo e mente saudáveis. Por isso, tente manter um sono regular, dormir no mesmo horário todos os dias e fazendo no mínimo oito horas de sono noturno. Manter-se sempre produtivo gasta energia e pode gerar uma grande carga de estresse. O sono é um dos melhores meios de reparação que o organismo possui. Então, para garantir que seu corpo acorde pronto para a rotina diária, invista em hábitos de sono saudáveis.

Seguir esses passos e sempre investir em pequenos hábitos adequados para uma rotina mais produtiva poderá fazer toda a diferença em sua carreira e também em sua vida particular. Experimente fazer isso e depois me conte quais resultados você conquistou.

Conheça um pouco mais da minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *