Perguntas e reflexões sobre a importância do planejamento

Muitas vezes alguns assuntos parecem óbvios, tal como dizer sobre planejamento nos negócios. Mas, acredite: muita gente não se organiza, nem na vida particular, muito menos no âmbito profissional. Planejar dá trabalho, eu sei. Tem gente que até para sair em viagem esquece de planejar, e aí transforma o sonho em pesadelo, momentos que seriam de descanso e lazer em frustração e revolta. Para isso não acontecer, eu tenho aqui hoje pelo menos seis perguntas poderosas para provocar a nossa reflexão sobre a real importância de um bom planejamento.

Você acredita que planejar pode lhe proporcionar mais liberdade, em sua carreira, casamento, na vida como um todo? Eu garanto para você que sim, embora muita gente pense que o planejamento tende a engessar a nossa vida. Eu discordo. Quando bem feito, planejamento não prende, ele liberta!

Claro que cada um tem o seu estilo de planejar: tem gente que planeja a semana, tem gente que planeja o mês, tem gente que planeja o semestre, o ano, dois anos, cinco anos, enfim! O importante é planejar, e que tal começar com pequenos planejamentos? Programe-se e planeje as atividades que irá realizar hoje. Ao fim do dia, ao concluir que foi possível atingir vários objetivos em um curto espaço de tempo, certamente vai se empolgar para traçar planejamentos de prazos maiores. E se o que for planejado não der certo? Tudo bem, é um acidente de percurso, agora o que não dá é viver de improviso.

Vamos às reflexões e questionamentos.

Primeira pergunta: quais os seus objetivos? Você tem isso em mente? Porque há pessoas que vão passar por essa vida e não vão construir história nenhuma, porque não tem objetivo e porque não se planejaram. É possível dividir objetivos em profissionais, pessoais, familiares, não importa, mas é necessário haver objetivos claros, caso contrário não há prazer algum em planejar algo e assim conseguir atingir objetivos.

Outra questão que você precisa responder é: o que me impede de alcançar este objetivo neste momento? Porque que essa pergunta é tão poderosa? Porque, se eu entender que algo me impede de alcançar o meu objetivo neste momento, eu começo a planejar o caminho para não errar. Por exemplo: o que está impedindo você de ganhar mais dinheiro? É uma pergunta, e a resposta quem sabe pode estar relacionada aos seus custos e a real necessidade de se gastar tanto. Veja que, quando eu encontro as respostas para essas perguntas, eu me planejo. Se eu fiz a pergunta certa sobre o dinheiro e cheguei à conclusão de que eu gasto muito, então o planejamento deverá estar dotado de práticas que poderão fazer com que eu gaste menos dinheiro.

Retomando as perguntas que eu lancei: qual o seu objetivo? E o que impede alcançar esse objetivo? Neste sentido, vamos ao terceiro ponto: como remover os empecilhos para alcançar o objetivo? Só tem um jeito: planejamento!

Próxima pergunta que você precisa fazer: quais os maiores riscos para esse projeto? O que pode dar errado ou causar problemas? Isso eu chamo de contenção, que é você analisar ao longo do processo o que pode dar certo, o que pode dar errado, o que pode trazer problemas. Quando eu tenho essa pergunta lançada, eu me planejo, eu me antecipo. No casamento, um exemplo: se as coisas estão dando errado porque você está chegando muito tarde em casa, um problema já detectado e antecipado por ti, é chegada a hora de se planejar, se organizar e então chegar mais cedo. Este é o objetivo!

Mais uma pergunta-chave: como eu posso minimizar esses riscos que me atrapalham? E é justamente nessa hora em que você perceberá o planejamento fazendo toda diferença, pois o cenário muda. Então, todas as vezes que você iniciar um projeto antes de colocá-lo em prática, antes de fazê-lo acontecer, é necessário minimizar os riscos daquilo dar errado. Planejamento puro! E uma consciência cada vez mais apurada na busca por objetivos alcançados.

Última e não menos importante pergunta: como vou celebrar o caminho e me manter motivado? Afinal, no meio do planejamento, algumas coisas podem de fato não sair exatamente a contento. Ainda assim, não desanime com o poder do planejamento. As coisas também dariam errado sem planejar, e costumam ser ainda piores. Neste sentido, comento sobre a importância de celebrar sim. Celebrar, curtir e agradecer também as pequenas vitórias do dia a dia. Curtir o resultado daquele jogo e não apenas querer comemorar o título do seu time no final do ano, isso tudo é essencial para nos mantermos vivos, felizes e motivados para a conquista dos objetivos.

Com planejamento, as chances de dar certo são infinitamente maiores. Valerá muito a pena.

Leia Mais

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *