Chegou a hora de organizar o seu orçamento pessoal

Você lida bem com o dinheiro? Se você parasse hoje de trabalhar, quanto tempo sobreviveria somente com as suas reservas? Complicado, não?

Não podemos lidar com o dinheiro da mesma maneira como lidamos com as nossas emoções, isso é ruim.

Para que isso seja evitado, confira abaixo 5 dicas de como organizar o seu orçamento pessoal.

  1. Defina o que realmente precisa. Desejar é uma coisa, realmente precisar é outra. Toda compra emocional atrapalha demais o orçamento. A pergunta a ser feita é a seguinte: será que vai ser útil para mim nos próximos dez dias, dez semanas, dez meses?
  2. Entenda suas contas. Uma planilha financeira é capaz de nos apresentar, mensalmente, quais são as despesas fixas e variáveis, além da receita principal. Fiz um teste com um casal de amigos, e provei: no fim do mês, estava sobrando dinheiro para eles, só que, naquele momento, eles simplesmente não conseguiam enxergar para onde ia parar o dinheiro da família.
  3. Defina uma meta financeira para cada ano. Quanto é que você quer ganhar? Quanto é que você vai economizar? Isso ajuda muito no seu orçamento, as pessoas não querem definir porque elas têm medo da planilha, o seu problema não é a planilha, o seu problema é emocional. Eu comento com as pessoas: todas as vezes que você acha que a planilha é o seu problema, joga a planilha fora e gaste menos, então você não precisa da planilha, se você não sabe lidar com o dinheiro.
  4. Olhe para despesas pequenas. É só mais uma saidinha para comer pizza, é só mais uma camisa, é só mais um cafezinho, e por aí vai todo o seu dinheiro. Quando o orçamento estourar e você ver os débitos do seu cartão de crédito, entenderá a gravidade do que pequenos gastos diários podem proporcionar no orçamento pessoal. O consumo deve ser consciente, para que haja saúde financeira sempre.
  5. Cheque especial não é um parque de diversões. Tem gente que deixa o cheque especial e o cartão de crédito como uma receita acessória, e se esquece de que aquele dinheiro simplesmente não é dela, é do banco, e será cobrado muito caro pelo uso daquele dinheiro, simples assim. Apenas emergências podem ser supridas com um cheque especial ou mesmo limite de cartão de crédito. Não se deixe levar pela bola de neve dos juros exorbitantes embutidos nestes serviços financeiros. Gaste apenas o seu dinheiro e conquiste um ótimo orçamento pessoal exercitando sempre a arte de poupar, de reservar recursos.

Leia Mais

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *