É muito importante termos ao nosso lado pessoas estáveis, tranquilas, pacientes.

Sou casado com uma pessoa estável, e fico pensando na loucura que seria o meu casamento se minha esposa fosse dominante tanto quanto eu. Ou a gente viveria em pé de guerra ou alguém teria que ceder para dar certo.

Pessoas estáveis são fundamentais especialmente quando somos muito comunicadores, muito dominantes.

Quem são essas pessoas? Os estáveis são voltados para os outros e para o relacionamento interpessoal. Eu posso garantir que os estáveis, na maioria das vezes, estão mais preocupados com o outro do que com eles mesmos.

Pessoas estáveis costumam ter dificuldade em dizer “não”, porque a impressão que eles têm é que, ao dizer “não”, estará desvalorizando o outro. Muitas vezes, vão assumir comportamentos que são de dizer “sim” e interiormente eles gostariam de dizer “não”, mas eles não querem chatear ninguém.

Estáveis são bons ouvintes e flexíveis com as suas ideias. Se você tem uma ideia, ele vai ouvi-lo, vai parar, vai prestar atenção, são pessoas tranquilas, mansas. Quando tudo está pegando fogo, são eles que funcionam como extintores. No meio de uma discussão, conseguem trazer possibilidades de solução, almejando o término do entrevero.

LEIA MAIS

Mudanças incomodam mais os estáveis. Se você comunicar uma viagem em cima da hora ou uma mudança de local de trabalho, por exemplo, isso tirará a paz dos estáveis, assim como lidar com pessoas que mudam o tempo todo de ideia. Mais uma característica: os calmos, pacientes, estáveis, podem até abrir mão de sua própria felicidade em prol da felicidade alheia.

Diante deste perfil, alguns pontos podem ajudar a nos relacionarmos bem com os estáveis.

Primeiramente, reafirmo: evite mudanças bruscas, prefira mudanças graduais. Anuncie antes o que você está pensando, anuncie antes que mudanças serão essas, faça os estáveis perceberem que a mudança começou e que nada disso foi repentino.

Compreenda o tempo que eles precisam para se adaptar. É preciso dar tempo para que os estáveis se conectem com o novo. Caso contrário, sentem-se pressionados e travam nos resultados.

Evite ser muito exigente com os estáveis. De repente você cobra deles um prazo muito duro ou não permite falhas na entrega. Isso os deixará desvalorizados e desrespeitados. Importante também evitar passar qualquer mensagem de agressividade com o tom de voz forte e linguagem corporal incisiva.

O diálogo mais respeitoso, perguntando se é possível fazer e não exigindo a feitura, certamente propiciará ganhos na relação.

Por fim, esforce-se para ser gentil e simpático com os estáveis, posso dizer com propriedade de causa que isso realmente vale a pena. Se for além e conseguir praticar gentilezas, como abrir a porta do carro ou puxar a cadeira para eles se sentarem, melhor ainda!

Faça agrados e descubra no dia a dia as imensas qualidades das pessoas estáveis.

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *