Mude comportamentos para destravar a sua vida

Destrave sua vida!

Essa é a grande mensagem e até imposição do meu livro “Destrave”, mas trago aqui um suprassumo de como você pode fazer com que isso efetivamente aconteça. Tudo passa pelo comportamento, e hoje aqui as dicas são para que seja possível ocorrer verdadeiras quebras de paradigma, desvio de percurso, o encontro do caminho para o sucesso.

Mudar o comportamento não é fácil, mas quando muda e dá resultado, gera uma alegria em nosso coração, e o que é melhor: dá mais dinheiro, você tem mais amigos, você vive mais leve, você se sente mais feliz. Por quê? Porque você sabe que, a partir daquele momento, estará evoluindo.

Deixa eu perguntar o seguinte: acha possível mudar? Muda! Muda sim. Só que é o seguinte: nunca perca a sua essência. “Ah, meu Deus do céu, o que esse cara está falando? Eu mudo, mas não perco a minha essência?“ Exatamente, você muda, mas aquela natureza sua vai continuar aí dentro. Por isso, todo cuidado é pouco, porque às vezes a gente muda, mas a essência grita.

A essência vai dizer: “Ah, agora você acha que é bonzinho. Agora você acha que é malzinho, né?” A essência vai ficar gritando aqui dentro. Vai dizer assim: “Ah, você não mudou não, você continua igual.” A gente muda sim, só que a essência vai gritar o tempo inteiro para voltarmos à prática antiga. Mas, é bom ficar com a essência aqui? É, porque você não perde a sua identidade, mas você vai usar os seus comportamentos nos momentos certos, sabendo que, se sua essência atrapalha, precisa de cuidados, se sua essência ajuda, siga em frente totalmente. A gente muda o comportamento, mas a essência será mantida.

Para ficar bem claro, uso do meu exemplo pessoal: sou um ser de característica dominante, eu vou tomar decisões rápidas e intuitivas, e quando eu faço isso, essa é minha essência. Mas, vamos lá, eu vou fazer um negócio, tem que ser rápido? Depende, eu posso perder dinheiro. Vou tomar uma decisão em relação a um ser humano, tem que ser rápido? Depende, posso perder a amizade. Veja a essência minha gritando: “Toma a decisão rápido. Seja intuitivo. Não perca tempo.” Essa é a minha essência. Mas quando eu trabalho o meu comportamento, eu posso parar e pensar: “Isso é para fazer agora?”

A minha essência está gritando para ser rápido, mas nem sempre é melhor ser rápido, às vezes é devagar que as coisas vão acontecer. Então, eu continuo dominante, essa é minha essência, só que o meu comportamento não vai ser 24 horas dominante. Continuo sendo dominante, mas eu não sou dominante 24 horas por dia, se não o casamento já teria acabado, meu filho já teria ido embora de casa, meus pais não me suportariam, meus irmãos então…

Continuo em minha essência de dominante, mas preciso aprender a usar na hora que for realmente necessário, e não a todo momento. Então, pergunto novamente: a pessoa muda? Muda sim, mas não perde a essência.

LEIA MAIS

Muda em quanto tempo? Depende de cada perfil comportamental. Se você tem uma característica mais ligada à influência e dominância, talvez você mude mais rápido, mas se você é de estabilidade e de base analítica, talvez demore mais. “Ok, mas o que é demorar mais para um e para outro?” Depende, para mim, se você demorar um ano posso dizer que é muito tempo, mas de repente para você não seja. Para você, mudar em um ano é um tempo suficiente, importante, que você precisa para respeitar o seu timing.

Nesse processo, posso dizer que o correto é mudar em determinado espaço de tempo, e sem perder a sua essência. Respeite o processo! Esse caminho dever ser feito de maneira divertida, e haverão percalços na caminhada. O que não dá é ficar estagnado, parado no tempo. Dito tudo isso, atenção para as três dicas de ouro, já recorrentes aqui em meus artigos!

Para mudar o comportamento, destravar a vida e não perder a essência, o primeiro passo é saber o que você perde caso a mudança não ocorra. Se eu não mudar, o que eu estou perdendo? Em meu caso, estou revelando para você o que eu fiz, eu descobri que eu estava perdendo meu casamento, perdendo a relação boa com meu filho, perdendo a conexão legal com meus pais, com meus irmãos, amizade, até emprego talvez eu perdesse. Então, quando eu descobri que eu estava perdendo coisas valiosas da minha vida, resolvi mudar o meu comportamento. Esse é o primeiro passo.

O segundo passo é saber que você pode ganhar com a mudança. E o que eu ganhei? Ganhei a harmonia do meu lar, eu ganhei respeito do meu filho, eu ganhei proximidade com meus pais, eu fiz novas amizades, novas conexões, eu passei a ganhar mais dinheiro, porque eu passei a gerar mais negócios na mudança comportamental.

E o terceiro passo é: comece pelo que mais afeta os seus relacionamentos. Isso é saber o ponto principal, o que mais afeta o comportamento e que afasta do resultado, e assim começar justamente por aí o processo de mudança. Mudanças doem. O exemplo da academia é bem típico: chegamos nos equipamentos para fazer os exercícios com raiva e preguiça, mas saímos revigorados após atingir os objetivos após uma atividade física saudável, a qual certamente nos trará resultados maravilhosos por conta da nossa atitude de ter saído do sofá e encarado a procrastinação daquilo que é tão importante para nós.

Faça como eu: destrave agora mesmo a sua vida!

Conheça minha história

CLIQUE AQUI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *